O concurso “Quem quer ser Cirurgião” será a versão Portuguesa do famoso concurso “Jeopardy!” destinado a todos os Internos de Cirurgia do País. Pretende-se com este concurso uma competição salutar entre os Serviços de Cirurgia dos diferentes Hospitais, com a atribuição do “Bisturi dourado” à equipa vencedora. Assim, apela-se à inscrição de equipas de 2 internos, uma por cada Serviço de Cirurgia, até 25 de Abril de 2011. O âmbito do concurso será todos os temas relacionados com a Cirurgia Geral, desde os aspectos mais práticos do dia-a-dia, até aos síndromes mais raros…
Regulamento
Inscrição de equipas: envio de um e-mail com o nome e ano de internato dos 2 elementos da equipa (com indicação qual dos 2 é o capitão de equipa) e o nome do Serviço e do Hospital que representam para o mail do congresso (congresso@internoscirurgia.org). O concurso é limitado a 8 equipas.
Data limite para inscrição de equipas: 25 de Abril de 2011, 23:59 GMT. O primeiro critério de escolha, caso haja mais de 8 equipas inscritas será a data de inscrição.
Constituição das equipas: 2 elementos (Internos de Cirurgia) de cada Serviço de Cirurgia.
Número de equipas por sessão: 4 equipas.
Apresentação das equipas: Cada elemento da equipa apresenta-se (nome e ano de internato) e o capitão da equipa indica o nome do Serviço e do Hospital assim como do respectivo Director de Serviço.
Categorias de perguntas: 5 categorias, cada uma com 5 perguntas (100 a 500 euros), de graus crescentes de dificuldade.
Selecção da categoria/valor da pergunta: Por sorteio prévio, uma equipa começa a escolher a categoria e o valor da primeira pergunta. Nas perguntas seguintes, a equipa que tiver acertado na resposta anterior escolhe a categoria e o valor da pergunta; se na pergunta anterior ninguém tiver acertado ou tentado responder, escolhe a última equipa que tiver respondido certo a uma pergunta.
Respostas: Responde a equipa que carregar primeiro na campainha. Se esta errar a resposta, as outras equipas ou a mesma, podem voltar a carregar na campainha e responder, o número de vezes até alguém acertar, até ninguém tentar responder ou até todos falharem.
Júri: A decisão do júri é soberana!
Pontuação: Se a resposta for a correcta, ganha o valor correspondente; se estiver errada, perde o valor correspondente.
Categoria final: Quando todas as perguntas tiverem sido efectuadas, será jogada a categoria final, onde poderão participar todas as equipas com pelo menos 1 ponto. Uma única pergunta; cada equipa escolhe o número de pontos (desde 0 até ao valor de pontos que possui) que quer apostar e escreve num papel; cada equipa escreve a resposta num papel; 30 segundos para responder; as equipas revelam a sua resposta e depois o valor que apostaram.
Sessão final: Serão admitidas na final as equipas vencedoras de cada sessão, bem como as equipas com maior número de pontos acumulados, até ao total de 4 equipas.
- Cada equipa parte para a sessão final com a pontuação que conquistou na sessão inicial.
- Na sessão final o concurso prosseguirá nos mesmos moldes, mas a pontuação será a dobrar.
- A equipa com a maior pontuação final na sessão inicial começa a jogar.
- A categoria final da sessão final seguirá os mesmos moldes.
Vencedor: Vence o concurso a equipa que tiver o maior número de pontos acumulados.
Prémio: À equipa vencedora, será atribuído o prémio “Bisturi Dourado” e a cada um dos seus membros, será oferecida uma inscrição num curso de Cirurgia, organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de São João.